Current track

Title

Artist

 

Background

“O DIA INICIAL” OTELO SARAIVA DE CARVALHO. CHANCELA OBJETIVA.

Written by on 24/04/2019

Após 48 de asfixiante repressão, caía a ditadura em Portugal. Eram recuperadas a Liberdade, a Dignidade e o Direito de cidadania do nosso povo. E, assim, a possibilidade de construir um Portugal maior, mais plural e mais justo. Otelo Saraiva de Carvalho foi dos grandes maestros da Revolução de Abril. Neste livro, recua a 1974 para nos dar conta, passo a passo, minuto a minuto, da marcha da operação militar que abriu portas à Revolução. E para reflectir, com a devida distancia, sobre as causas e efeitos daquela que foi uma das mais belas e pacíficas revoluções da História mundial.

Otelo Saraiva de Carvalho nasceu em 1936, em Lourenço Marques (Maputo), Moçambique. Cumpriu três missões durante a guerra colonial (Angola, 1961/63 e 1965/67, e Guiné, 1970-73). Com a publicação do Decreto-Lei nº 353/73, que afectava ética e materialmente, a maioria dos capitães do Quadro Permanente, foi um dos principais impulsionadores do Movimento dos Capitães, que contestava o referido decreto.
Em Março de 1974, enquanto responsável pelo sector operacional da Comissão Coordenadora e Executiva do Movimento, elaborou o plano de operações militares do 25 de Abril, que iria dirigir a partir de um posto de comando clandestino, instalado no quartel do Regimento de Engenharia nº 1 da Pontinha.