Current track

Title

Artist

 

Background

EDIÇÃO CPS “DIÁRIO NÃO DIÁRIO” DE MESTRE CRUZEIRO SEIXAS LANÇADO A 15 ABRIL.

Written by on 13/04/2019

A 15 de Abril, pelas 18h, tem lugar na Biblioteca Nacional de Portugal, o lançamento do grande Álbum “Diário não Diário” de Mestre Cruzeiro Seixas, celebrando os seus 98 anos, uma edição do CPS – Centro Português de Serigrafia.

O lançamento contará com a presença do artista, da Diretora da Biblioteca Nacional Maria, Inês Cordeiro, do Diretor do Centro Português de Serigrafia, João Prates e a apresentação estará a cargo de Maria João Fernandes da A.I.C.A. Associação Internacional de Críticos de Arte e de António Cândido Franco, Professor da Universidade de Évora.

//
O “DIÁRIO NÃO DIÁRIO DE CRUZEIRO SEIXAS
Composto a partir de dois cadernos homónimos realizados entre 2010 e 2012, “Diário não Diário” reúne ao longo de 176 páginas, uma seleção de textos inéditos dos diários de Cruzeiro Seixas, citações, fotografias do artista e seus amigos, colagens, desenhos e pinturas do autor e numerosas cartas e documentos igualmente inéditos.
A valorizar as características e a carga simbólica deste álbum, foram colados manualmente as reproduções de 5 pinturas, que dobradas originam várias leituras, 26 fotografias, 1 poema, 1 convite com envelope e 3 postais. O desenho de página original foi respeitado e todas as alterações tiveram a direção do artista.
Com encadernação manual e álbum-estojo, trata-se de uma edição limitada de apenas 98 exemplares numerados e assinados.
»» Cada livro inclui uma serigrafia igualmente numerada e assinada.

Editor: CPS – Centro Português de Serigrafia
Direção de Projeto: João Prates
Coordenação e conceção gráfica: Alexandra Silvano
Apoio: Biblioteca Nacional de Portugal / Fundação Cupertino de Miranda / Papéis Favini