FEIRA DO LIVRO LEIPZIG 2019 de 21 A 24 MARÇO.

Written by on 18/03/2019

Portugal está representado na Feira do Livro de Leipzig, que decorre de 21 a 24 de março. No programa literário deste ano, participam os escritores Ana Margarida de Carvalho, Joana Bértholo, Raquel Nobre Guerra, Afonso Cruz, João Luís Barreto Guimarães e Valério Romão, bem como os moçambicanos Lucílio Manjate e Mbate Pedro e o angolano José Eduardo Agualusa. O poeta Luís Filipe Castro Mendes participa também, a convite da editora alemã Leipziger literatureverlag, que publica uma antologia da sua obra.
A maior parte das sessões decorre na própria feira, distribuídas pelo stand de Portugal, pelo Forum Internacional e pelo Espaço de literatura infantil. Alguns encontros de poesia têm lugar na cidade, integradas no programa Leipzig Lê, nomeadamente a ‘Noite de poesia’, no final da tarde de sábado, que reúne os poetas alemães Tom Schultz e Alexander Graeff com os poetas portugueses.

No dia 21, às 17h, tem lugar no stand de Portugal a apresentação da 2ª edição alemã do JL – Jornal de Letras e do Programa Especial de Apoio à Tradução e Edição ‘Portugal-Leipzig 2021’, promovido pela DGLAB e pelo Camões, IP com o objetivo de incentivar a tradução, em língua alemã, de obras de autores portugueses e africanos de língua portuguesa para a Feira do Livro de Leipzig 2021, na qual Portugal é país convidado.

No sábado, entre as 11h e as 13h, também no stand de Portugal, há uma homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen pelo editor alemão Martin Hielscher (C. H. Beck) e por Diana Gomes Ascenso. Outros editores alemães estão envolvidos neste encontro, nomeadamente Ingo Drzecnik (Elfenbein) e Viktor Kalinke (Leipziger literatureverlag) que apresentam os autores Luís de Camões, Yvette Centeno e Luís Filipe Castro Mendes.

A livraria portuguesa TFM, com sede em Frankfurt, assegura a venda de livros de autores portugueses em tradução alemã no stand de Portugal. Vários tradutores estão também envolvidos neste programa literário, nomeadamente Marianne Gareis, Odile Kennel, Markus Sahr, Michael Kegler, entre outros.

Durante a feira, a fundação alemã BuchKunst expõe todos os livros candidatos ao Prémio Best Book Design from all over the World 2019, e entrega os prémios aos vencedores deste ano. Nesta exposição estão os 20 livros portugueses candidatos (pomos link para lista livros?), selecionados no âmbito do Prémio Design do Livro 2018, uma iniciativa da DGLAB.

Trata-se do 4ª ano consecutivo em que Portugal marca presença nesta feira, uma iniciativa da Embaixada de Portugal / Camões, IP, à qual a DGLAB se associou deste o primeiro momento.

(via: livro.dglab)


Current track

Title

Artist