Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

“DIA LITERÁRIO JOEL SERRÃO” A 9 MARÇO NO CENTRO CULTURAL BELÉM.

Written by on 07/03/2019

Dia Literário Joel Serrão (1919-2008)

Joel Serrão (1919-2008) foi um notável pedagogo que marcou diversas gerações, com grande qualidade e conhecimento rigoroso da História e da Filosofia. Nomes importantes da cultura portuguesa reúnem-se no CCB para recordar o historiador no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento, nomeadamente Maria Helena Carvalho dos Santos, Maria de Fátima Bonifácio, António Cândido Franco, Ana Maria Almeida Martins, Jorge Gaspar, Guilherme d’Oliveira Martins, Miguel Real, João Vasconcelos Costa e João Caraça. Uma parceria com o Centro Nacional de Cultura.

Joel Serrão (1919-2008) foi um notável pedagogo que marcou diversas gerações, com grande qualidade e conhecimento rigoroso da História e da Filosofia.
Deixou-nos uma obra multifacetada e muito rica, avultando o imprescindível Dicionário de História de Portugal e um conjunto de ensaios sobre o século XIX e sobre a Geração de 1870 com projeção para o século XX. As análises e comentários ao pensamento e à criatividade literária de Antero de Quental são de leitura obrigatória. A revelação da personalidade caleidoscópica de Fradique Mendes constitui um verdadeiro retrato dos seus criadores. Com efeito, desde a aparição da figura até à extraordinária correspondência, envolvendo Antero, Batalha Reis, Ramalho e Eça de Queiroz – é a agudeza do sentido crítico de Joel Serrão que permite termos uma preciosa chave para a transição entre os séculos XIX e

PROGRAMA

15h – ABERTURA
Elísio Summavielle
Guilherme d’Oliveira Martins

15h15 – 1.º Painel – O Historiador
Maria Helena Carvalho dos Santos
Maria de Fátima Bonifácio
António Cândido Franco

16h – 2.º Painel – O Pensador
Ana Maria Almeida Martins
Jorge Gaspar 
Guilherme d’Oliveira Martins

16h45 – INTERVALO

17h15 – 3.º Painel – O Cidadão
Miguel Real
João Vasconcelos Costa

18h – ENCERRAMENTO
João Caraça

CENTRO CULTURAL BELÉM

9 MAR 15H ÀS 18H CENTRO DE CONGRESSOS E REUNIÕES

Lisboa