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ESTREIA DE “CONFISSÕES DE UM CORAÇÃO ARDENTE” A 14 FEVEREIRO NO CENTRO CULTURAL BELÉM.

Written by on 11/02/2019

Confissões de um coração ardente,
A partir de Fiódor Dostoiévski / Encenação Carla Maciel.


14, 15 e 16 FEV 21H e 17 FEV 16H  PEQUENO AUDITÓRIO CCB

Inspirado na complexidade caótica do universo literário marcadamente masculino de Dostoiévski, Confissões de um coração ardente mergulha a fundo nos seus romances, invocando o romantismo patente na sua obra. Com Albano Jerónimo, Gonçalo Waddington, Marco Paiva, Miguel Loureiro, Teresa Coutinho e Tónan Quito.

CCB


«Quem não ama aborrece-se, no sentido mais radical do termo. E quem se aborrece desenvolve infalivelmente as mais sólidas deformações da alma e do corpo.»
                                                                                                                                                                                                       Fiódor Dostoiévski

Inspirado na complexidade caótica do universo literário marcadamente masculino do autor, Confissões de um coração ardente mergulha a fundo nos seus romances, invocando o romantismo patente na sua obra. Para isso, e recorrendo a ambientes de grande subtileza, nos quais a tensão psicológica tem o lugar primordial no desenrolar da ação, o espetáculo explora, a partir de algumas das suas obras, a irracionalidade nos comportamentos dos heróis, as suas obsessões e os seus conflitos, traços indeléveis do realismo que caracteriza toda a obra de Dostoiévski. O cruzamento destes diferentes textos permite a possibilidade de um jogo de ligações entre os seus heróis, cujo objetivo será, acima de tudo, realçar os temas centrais do universo do autor: o Amor, a procura da Felicidade a todo o custo e a Liberdade do indivíduo.
É possível um homem ser feliz ao acreditar num ideal ou num sonho?
Partindo da seleção e organização dos textos escolhidos, Confissões de um coração ardentecria uma teia dramatúrgica flexível em que cada personagem, movida pelo Amor, expõe a sua condição humana. Privilegia-se a transversalidade do Amor, que nos heróis dostoievskianos é o principal motor das ações e da trama de que são protagonistas. Os discursos das diferentes personagens que gravitam em torno de uma figura feminina são habitados pelo sonho e pela dor, oscilando entre o trágico, o patético e o grotesco. O Amor, tantas vezes explorado, permite-nos aceder ora ao mais belo e elevado ora à imperfeição e miséria que caracterizam o ser humano que, neste espetáculo, será o mote para uma reflexão possível sobre a fragilidade, a falha e o ridículo de «Quando um homem ama uma mulher». – CARLA MACIEL

 
Carla Maciel encenação
Teresa Coutinho assistência de encenação
Albano Jerónimo, Gonçalo Waddington, Marco Paiva, Miguel Loureiro, Teresa Coutinho, Tónan Quito interpretação
Maria Ribeiro, Nádia Henriques cenografia
Daniel Worm D’Assumpção desenho de luz
Mário Melo Costa fotografia de cena
Manuel Poças produção

(via: ccb)