Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

APRESENTAÇÕES DO LIVRO “D. ILDO FORTES – SIRVO A IGREJA COM PAIXÃO” A 11 12 E 13 JANEIRO.

Written by on 11/01/2019

Apresentações do livro:
D. Ildo Fortes – Sirvo a Igreja com paixão

  • 11 de janeiro, 21h00, Igreja de S. João da Talha – apresentação pelo Pe. Jacinto Farias.
  • 12 de janeiro, 17h00, auditório da Igreja de S. João de Deus – apresentação pelo Cón. Carlos Paes.
  • 13 de janeiro, 17h00, salão paroquial da Igreja de Carcavelos – apresentação por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa.

D. Ildo Fortes é bispo da Diocese de Mindelo, em Cabo Verde, há sete anos, tendo a diocese sido criada há quinze anos, altura em que passaram vinte e oito anos da visita de João Paulo II a Cabo Verde, o primeiro Papa a pisar aquela terra.
As datas que esta obra pretende assinalar não constituem propriamente datas jubilares, mas não deixam de ser efemérides, tempo de graça e de vida cristã de uma diocese jovem, com muitos desafios e grandes sinais de vitalidade. Daí desejarmos publicar este livro para assinalar este momento na história da Diocese de Mindelo e dar a conhecer o pensamento e o magistério do jovem bispo que a preside.
D. Ildo Fortes foi ordenado padre no Patriarcado de Lisboa, onde foi responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, pároco de S. João da Talha, Bobadela e Carcavelos e vigário da vigararia de Sacavém.
No prefácio, o Cardeal Arlindo Furtado, Bispo de Santiago, em Cabo Verde, testemunha «a generosa e pronta disponibilidade do jovem padre Ildo, que vendo a real e premente necessidade da nova diocese, tomou a iniciativa de pedir autorização ao seu bispo de então, o Sr. cardeal-patriarca, D. José Policarpo, para vir ajudar a nova diocese de Cabo Verde. E veio, e foi tão bom e providencial. Veio uma e outra vez ainda, acabando tudo isso, estou convencido, por desembocar na sua escolha para o segundo bispo da Diocese Mindelo.» Para D. Arlindo, o livro agora editado, «apresenta um outro modelo de vida, protagonizado por um jovem que, inserido no seu tempo, cultura e meio, se compromete com Cristo, servindo a Igreja com alegria e paixão, sempre com grande sentido de fraterna proximidade, é dando um contributo importante para o equilíbrio da sociedade e para a felicidade das pessoas.»

Uma Edição com chancela Paulus Editora.