Current track

Title

Artist

Background

9ª EDIÇÃO DO “FESTIVAL PORTA-JAZZ” DE 1 A 9 DEZEMBRO.

Written by on 29/11/2018

De 1 a 9 de Dezembro, o Porto recebe a 9ª edição do Festival Porta-Jazz, cuja programação conta com cerca de 30 concertos, entre estreias e parcerias artísticas inéditas, mas também um encontro de escolas, oficinas e jam sessions. Chris Cheek, Ohad Talmor, Thomas Morgan, Jeff Williams, JZ Replacement, Eliot Zigmund e Frederico Heliodoro são alguns dos músicos de renome que se juntam, este ano, naquela que é a edição mais internacional de sempre.

 

 

Ponto de encontro de um movimento internacional, o Festival Porta-Jazz assume-se como promotor de intercâmbios inéditos entre músicos de Jazz e são muitas as parcerias inéditas: o saxofonista Ohad Talmor junta-se ao super-grupo de 12 músicos da Porta-Jazz, Coreto; o contrabaixista Thomas Morgan alia-se a Marcos Cavaleiro, André Fernandes e João Guimarães; o saxofonista Chris Cheek toca com o quarteto MAP, liderado por Paulo Gomes; o baterista Jeff Williams com Demian Cabaud, Ariel Bringuez e Angela Cervantes em “Astah”, e com o quarteto de Gonçalo Marques composto por Jacob Sacks e Masa Kamaguchi; e Eliot Zigmund (baterista que gravou com Bill Evans) com Manel Fortià e Carlos Azevedo.

Mas há mais. O Festival Porta-Jazz fez uma encomenda ao saxofonista José Soares, que se vai apresentar com dois dos mais importantes músicos da cena de Amesterdão, Joris Roelofs e Harmen Fraanje. A trompetista Susana Santos Silva regressa a casa para um concerto único e exclusivo na Igreja  de Cedofeita, com Torbjörn Zetterberg e Hampus Lindwall, que vai tocar no órgão de tubos construído por Th. Kuhn. O baterista Mário Costa apresenta o seu álbum “Oxy Patina”, onde demonstra excelência enquanto instrumentista e compositor. O saxofonista José Pedro Coelho recupera o álbum “Passarola Voadora”; o baterista Alexandre Coelho apresenta em quarteto”Idiosyncrasies”; e o colectivo pLoo o novo disco, “Pele de Papel”; discos editados este ano com o Carimbo Porta-Jazz.

Resultado da parceria com o Guimarães Jazz, o espectáculo Cotovelo, do guitarrista e compositor Nuno Trocado, que nasce da junção da sua música com o texto de Jorge Louraço interpretado por Catarina Lacerda, será apresentado nesta edição.

E há ainda que celebrar duas parcerias com outros movimentos homólogos: a associação Suíça AMR que abre o festival com o grupo Shu-Shaz Quintet; e o festival austríaco Bezau-Beatz que, para além de trazer ao Porto os grupos Intensivstation e Hang Em High, irá juntar músicos da Porta-Jazz e do movimento Austríaco num concerto espontâneo e inédito.

Ao longo de nove dias, a cidade está de portas abertas e envolvida no sucesso do Festival Porta-Jazz. O Teatro Rivoli,  a Casa da Música, a FEUP (Faculdade de Engenharia da Univ. do Porto), o Passos Manuel, a ESMAE (Escola Superior de música, Artes e Espectáculo), o Hot Five, a Casa de Ló, a Sala Porta-Jazz e a Igreja de Cedofeita vão receber mais de uma centena de músicos e dezenas de estudantes de música, portugueses e estrangeiros.

Encontros organizados mas também improvisados, como é o caso das sessões doClubedo onde diariamente, após os concertos nos auditórios, o público é convidado a viver o ambiente dos clubes que programam habitualmente Jazz na cidade. Aqui poderão assistir a concertos exclusivos, trios informais de jazz e jam sessions abertas à comunidade de músicos que do encontro no palco fazem soar a criatividade e a dinâmica do jazz do Porto.

 

Programa completo do festival.

1 Dezembro
19:00 Sala Porta-Jazz: Frederico Heliodoro Quarteto
22:00 Sala Porta-Jazz: Shu Shaz Quintet
23:00 Casa de Ló: Clubedo JZ Replacement

2 Dezembro
21:30 Casa da Música: Demian Cabaud “Astah”
22:30 Casa da Música: Mário Costa “Oxy Patina”
23:30 Hot Five: Clubedo Pedro Neves/ João Paulo Rosado / Miguel Sampaio

3 Dezembro
21:30 Igreja de Cedofeita: Santos Silva / Zetterberg / Lindwall
22:30 Casa de Ló: Clubedo Miguel Meirinhos / Yudit Almeida / João Cardita 

4 Dezembro
22:00 ESMAE: Ploo “Pele de Papel”
23:00 ESMAE: Clubedo ESMAE Jam session

5 Dezembro
21:30 FEUP: Quarteto de Gonçalo Marques feat. Jacob Sacks, Masa Kamagushi, Jeff Williams 
23:00 Casa de Ló: Clubedo Eurico Costa / Demian Cabaud / José Marrucho

6 Dezembro
22:00 Passos Manuel: Cotovelo (Guimarães Jazz / Porta-Jazz #4)
23:00 Clubedo: Eliot Zigmund / Manel Fortià / Carlos Azevedo

7 Dezembro
21:30 Rivoli: José Soares convida Joris Roelofs e Harmen Fraanje
22:30 Rivoli: MAP feat. Chris Cheek
23:30 Cas de Ló: Clubedo Ricardo Moreira / Nuno Campos / Ricardo Coelho

8 Dezembro
18:00 Rivoli: José Pedro Coelho “Passarola Voadora”
19:00 Rivoli: Hang em High
21:30 Rivoli: Marcos Cavaleiro feat. Thomas Morgan
22:30 Rivoli: Ohad Talmor + Coreto
23:30 Rivoli: Clubedo ESMAE Jazz Ensemble + Jam Session

9 Dezembro
18:00 Sala Porta-Jazz: Intensivstation
19:00 Sala Porta-Jazz: Alexandre Coelho “Idiosyncrasies”
22:00 Sala Porta-Jazz: Porta-Jazz / Bezau-Beatz Reunion
23: Hot Five: Clubedo Paulo Gomes / João Paulo Rosado / Filipe Monteiro 

 

(via: deusmelivro)

Tagged as