Current track

Title

Artist

Current show

Background

“DIREITOS HUMANOS” DE TERESA PINA. CHANCELA TEMAS E DEBATES.

Written by on 27/11/2018

Uma agenda de Direitos Humanos para o novo século no 70.º aniversáiro da Declaração dos Direitos Humanos (1948-2018)
No 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948-2018), Portugal deve adotar uma Agenda Nacional de Direitos Humanos para o novo século.
«Os primeiros anos do século XXI mostram que os direitos humanos não são nada de garantido e definitivo. Por todo o lado assistimos a retrocessos. Vemo-lo, por exemplo, nos Estados Unidos e em França, onde muitos dos grandes e inegáveis progressos das últimas décadas estão agora em risco. Em numerosos países, os direitos humanos são há muito comprimidos ou sacrificados em nome de outros valores tomados por superiores; noutros casos, são abusivamente instrumentalizados por agentes não estatais, como as grandes empresas digitais.

Teresa Pina, licenciada em Direito, foi durante quase 10 anos jornalista da SIC Notícias. É mestre em Direitos Humanos pelo Birkbeck College da Universidade de Londres, onde colaborou também com o Secretariado Internacional da Amnistia Internacional. Em Portugal, foi diretora executiva da secção portuguesa da Amnistia de 2012 a 2016. É doutoranda em Políticas Públicas no ISCTE, em Lisboa.
Com base na minha formação académica e na minha experiência profissional, quer como jornalista quer como diretora executiva da Amnistia Internacional em Portugal de 2012 a 2016, acompanhei de perto alguns destes temas e tive oportunidade de intervir em alguns casos que aqui relato. Neste livro, proponho uma reflexão séria e atual sobre algumas destas questões.»
(Teresa Pina)
Tagged as