Current track

Title

Artist

Current show

Background

“SABER ESCREVER” DE CECÍLIA REZENDE. CHANCELA EDIÇÕES VIEIRA DA SILVA.

Written by on 28/10/2018

 

«Saber Escrever» é um manual de escrita. Poderia sintetizar-se assim: da frase ao texto. Começando por nos introduzir na construção correta de uma frase simples, vai-nos guiando na elaboração de textos de maior complexidade: da frase simples passa para a construção da frase complexa, depois para a construção de um resumo, de um reconto, do desenvolvimento de um tema, até chegar à elaboração de uma síntese de vários textos. Analisa de modo aprofundado as diferenças entre a língua escrita e a língua falada, acentuando os processos específicos la língua escrita que substituem os movimentos corporais, os tons de voz, os gestos que, na fala, ajudam o nosso interlocutor a entender a mensagem que queremos transmitir. A quem se destina? A todo o público escolar que se vê muitas vezes sozinho perante a obrigação de escrever um texto sem saber como fazer. Aos professores, porque lhes proporciona todo um material teórico seguido de exercícios da aplicação, facilitando-lhes o seu trabalho de ensino/aprendizagem. E, por último, mas não menos importante, aos pais que desejam ajudar os filhos nos exercícios de escrita e não dispõem de um guia que os auxiliem.

 

 

Cecília Rezende Nunes da Silva

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professora de Português e de Francês em vários liceus: Porto, Évora, S. João do Estoril, Oeiras e Lisboa, de 1961 a 1995. Professora Regente de Francês I, Francês II e de Tradução Técnica e Práticas de Documentação (área de Francês), na Universidade Autónoma de Lisboa-Luís de Camões, de 1992 a 1998. Orientadora de estágio pedagógico no Liceu Nacional de Évora (Português e Francês) e de Francês, nos Liceus de S. João do Estoril e de Sebastião e Silva, em Oeiras, de 1971 a 1986.

Monitora de formação contínua na área de didática de Francês, de 1986 a 1996.

Formadora de Linguagem e Comunicação no curso Avançar, na Instituição Ajuda de Mãe- Lisboa, subsidiado pelo Fundo Social Europeu.

Formadora de Português, em Assomada, Cabo Verde, para coordenadores e professores delegados do 1º ciclo, integrada no projeto Escola Feliz, subsidiado pela União Europeia, em 2007.