Current track

Title

Artist

Current show

Background

“AÇORDAS, MIGAS E CONVERSAS” DE A. M. GALOPIM DE CARVALHO. CHANCELA ÂNCORA EDITORA.

Written by on 12/08/2018

Açordas, Migas e Conversas, de A. M. Galopim de Carvalho

Nestas conversas cabe tudo. Além dos saberes de uma culinária tradicional e caseira, cabem relatos ou crónicas de situações vividas e presenciadas, experiências de profissão, intervenções cívicas, ensaios, reflexões que vão da política à filosofia, passando pela arte, com humildade e simplicidade, na perspectiva de ensinar e explicar a quem não sabe.

Conversas, como as que habitualmente se têm à mesa, em almoços e jantares de famíla, entre parentes ou amigos, ou entre colegas de profissão, estão aqui, a par de outras, como aquelas que tivemos, eu e os meus companheiros, com os camponeses, em ocasiões do campismo selvagem que fazíamos nos terrenos das herdades rurais, em noites de Verão, petiscando e confraternizando, onde os saberes próprios das vidas deles se misturavam com os nossos, adolescentes a estudarmos na cidade.

A. M. Galopim de Carvalho

Nasceu em Évora, em 1931. É professor catedrático jubilado pela Universidade de Lisboa, tendo assinado no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências desde 1961. É autor de 21 livros, entre científicos, pedagógicos, de divulgação científica e de ficção e memórias. Assinou mais de 200 trabalhos em revistas científicas. Como cidadão interventor, em defesa da Geologia e do património geológico, publicou mais de 150 artigos de opinião. Foi diretor do Museu Nacional de História Natural, entre 1993 e 2003, tempo em que pôs de pé várias exposições e interveio em mais de 200 palestras, pelo país e no estrangeiro.