Current track
Title
Artist

Current show

QImusIQ

00:30 02:30

Background

“MARIA ANADON” EM CONCERTO SÁBADO | 14 DE JULHO 2018 – 22H30 FÁBRICA BRAÇO DE PRATA.

Written by on 13/07/2018

Concerto | Maria Anadon Latin 4tet- FBP

No jazz, Maria Anadon tem já quatro álbuns editados. E depois de quase 20 anos de carreira, continua a ser acolhida pela crítica de forma constante – e pelo público, de forma carinhosa.
Maria Anadon tem actuado um pouco por todo o mundo – nomeadamente Estados Unidos, Japão, Irlanda, Itália, Angola e Índia – e naturalmente também as principais salas e festivais portugueses.
Actualmente, sobe a palco na maioria das vezes com o seu Maria Anadon Latin Quartet, acompanhada por Victor Zamora (Piano), Nelson Cascais (Contrabaixo) e Marcelo Araújo (Bateria), projecto que apresentará esta noite.

Integra também, desde a sua fundação em 2009, o projecto Vozes3, juntamente com Maria João e Maria Viana.
Gravou o seu primeiro CD em 1995, «Why Jazz?», acompanhada pelo quarteto feminino norte-americano Unpredictable Nature.
Em 1998, grava «Cem Anos», que se baseia na recriação de temas que serviram de bandas sonoras ao Cinema Português, e inclui músicas de compositores como António Pinho Vargas, Carlos Paredes, Manuel Jorge Veloso ou Tomás Pimentel. O trabalho recolhe influências várias: o Fado de Lisboa, África, a América Latina e o Jazz de New Orleans.
Em 2006, Maria Anadon edita, pela norte-americana Arbors Records, o seu terceiro álbum a solo, «A Jazzy Way», acompanhada pelas norte-americanas Five Play.
«Smile», de 2010, é o seu mais recente trabalho. Gravado uma vez mais nos EUA e novamente em parceria com as Five Play, com edição em Junho de 2010 pela iPlay.
Nele, 14 standards são revistos em novos arranjos, expressando de forma muito particular, através da musicalidade e criatividade de cada uma das intervenientes e da amizade que as une, uma síntese de talento, paixão e sensibilidade, que resulta num álbum recheado de imaginação e frescura, baseado nas raízes do Jazz tradicional.
Com «Smile», Maria Anadon viaja pelos clássicos do cancioneiro norte-americano, com incursões por obras de Charlie Chaplin, Peggy Lee, Harold Arlen, Cole Porter, Thelonious Monk, Rodgers & Hammertein ou Quincy Jones e Jon Hendricks.
Mais recentemente, além da sua carreira a solo, tem actuado ao vivo apresentando o seu projecto “Recantos da Alma”, baseado em aproximações jazzísticas a canções de autores de expressão portuguesa.

 

Maria Anadon em Concerto

Fábrica Braço de Prata.

14 Julho 22,30H.