Current track
Title
Artist

Background

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “MAIO DE 68 DO POÉTICO AO POLÍTICO” 16 MAIO 18.00H

Written by on 14/05/2018

A Associação de Estudos Comunicação e Jornalismo inaugura a 16 Maio, no Espaço Atmosfera m, a Exposição  “MAIO DE 68 DO POÉTICO AO POLÍTICO”. Evocando os 50 Anos de Maio 68.

Há 50 anos, Paris foi abalada por um verdadeiro terramoto que, em poucos dias, se estendeu ao país inteiro.

Jornais, cartazes, slogans, hinos e canções, debates e discursos improvisados invadem os anfiteatros da Sorbonne, os salões dourados da Ópera de Paris e do Teatro do Odéon. Espalham-se pelas fábricas. E transbordam para a rua. Discute-se tudo. É o poder da palavra: trocada ou arremessada, apoiada ou contestada. Da palavra que, repentinamente, todos se sentem com direito a usar. O estudante. O operário. O comediante. O revolucionário e o burguês. O manifestante e o simples transeunte.

A exposição apresentada no espaço «Atmosfera m» restitui-nos uma série de documentos de época, entre filmes, revistas, cartoons, cartazes,comunicados,entre outros, que permitem descobrir, recordar ou reviver aquele período único no tempo, marcado por uma sensação de liberdade sem limites.

Os materiais expostos pertencem a José Rebelo e Manuel Anta. O filme Mai 68, un étrange printemps foi gentilmente cedido pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pela Associação Portuguesa de Estudos Franceses.

 

“MAIO DE 68 DO POÉTICO AO POLÍTICO”

De 16/5 – 30/5 · Atmosfera m

Rua Castilho, 5 LISBOA
(via: Associação de Estudos Comunicação e Jornalismo – Aecj)