Current track
Title
Artist

Current show

QImusIQ

00:30 02:30

Background

“O CASTIGO” DE PINHO NENO.

Written by on 13/05/2018

“Pressentindo ora em mim juvenescer

Mui exaltante voz que bem conheço,

Decidi aceder-lhe sem saber

Seu actual valor e justo preço.

Espero não me vir a arrepender

De toda a confiança e muito apreço

Nela depositados, pois quis Deus

Que não retrocedesse os passos meus.”

 

 

 

José Augusto de Pinho Neno nasceu na Murtosa em Outubro de 1934.

É diplomado pela Escola do Magistério de Évora, licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. Tirou ainda os cursos de Ensino Especial, de Orientação Profissional e de Auditor de Defesa Nacional.

Dedicado à Educação e ao Ensino, além de ter exercido a docência em vários níveis e modalidades, foi Director do Colégio Pina Manique, da Casa Pia de Lisboa; Chefe de Divisão no Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas; Adjunto do Gabinete do Ministro da Educação; Coordenador do Gabinete Jurídico do Instituto de Inovação Educacional; Subdirector-Geral do Ensino Superior e Secretário Relator da Comissão de Avaliação do Ensino Superior na área da Educação.

Membro de algumas associações de natureza cultural, científica, pedagógica e social, proferiu várias comunicações no âmbito da respectiva actividade e publicou diversos artigos em revistas da especialidade, tais como A Nossa Escola, Educação & Liberdade, A Escola Cultural, Revista ESES e Cidadania e Defesa, entre outras.

Tem várias obras publicadas em prosa e em poesia.