“SETEMBRO, A VIDA INTEIRA”. EM ESTREIA, UM RETRATO DO MUNDO DO VINHO PORTUGUÊS. PARA VER ATÉ À ÚLTIMA GOTA.

Escrito por em 07/03/2018

Setembro, a Vida Inteira, longa-metragem de Ana Sofia Fonseca, estreia-se dia 15 de Março no Cinema City Alvalade. 

99 minutos que acomodam o instante da vindima que é afinal uma eternidade na vida de quem a faz e nos copos de um povo que ali afoga todas as suas alegrias e dores.

De Janeiro a Dezembro, sem pausas no calendário e na afinidade com a paixão que move a natureza humana.

“Porque nada fermenta como uma boa história, as vidas das gentes do vinho são passaporte para descobrir Portugal”, conforme refere a jornalista Ana Sofia Fonseca.

O vinho é um universo de paixão, as suas gentes movem-se por paixão, contam a vida pelas vindimas. Confesso que pouco me importam as notas de prova ou as características técnicas, o que me seduz é a alquimia das histórias. O vinho senta-se diariamente à nossa mesa e sabemos tão pouco sobre o que cabe na garrafa que janta connosco…

É este filme uma viagem intimista ao universo do vinho, a uma alquimia chamada pessoas. A vivência de uma realidade que vive ao nosso lado, que comunica com a nossa, mas que nem sempre conhecemos realmente. É um filme de histórias, de vidas.

 

 

DE VINHO E DE HOMENS. HISTÓRIAS DE UM AMOR PORTUGUÊS.

Um país. 700 milhões de garrafas. Mais de 2000 anos de história. Todos os calendários, a sorte jogada em setembro. Homens, mulheres e crianças contam a vida pelas vindimas. O vinho está na moda e o português nunca teve tanto reconhecimento como hoje.

SETEMBRO A VIDA INTEIRA é o seu retrato pessoal, viaja pela intimidade das vinhas e das adegas, descobrindo paixões, crimes e aventuras. Um tema universal com a alquimia local. Mas este documentário cinematográfico é também um filme sobre paixão, liberdade e fé, um convite à reflexão sobre a natureza humana e as relações entre os donos da terra e quem a trabalha. Porque nada fermenta como uma boa história, as vidas das gentes do vinho são passaporte para descobrir Portugal.

 

E Ana Sofia Fonseca aconselha para degustar enquanto assistimos a este “Setembro”, um Vinho do Porto LBV com uma taça cheia de trufas de chocolate.

 

(via: TimeOut, notíciasmagazine, grandesescolhas)

 

 


Opiniões do leitor

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


NTR – Network Rádio

A Rádio Que Se Distingue na Rede

Current track
TITLE
ARTIST

Background